Pular para o conteúdo principal

Coluna do Aléxis “Malabi” Novelino.


Royalties

Há uma falsa comoção social nos estados produtores de petróleo, estimulada por políticos interesseiros que nada mais querem do que defender única e exclusivamente o seu legado.

Eu, na contramão desse falso apelo social, SEMPRE fui contrário às políticas adotadas com as verbas dos Royalties, pois desde o seu surgimento em grande escala, que podemos chamar de monumental, nada mais adquirimos do que assistencialismo e ?escravidão? por intermédio de contratos temporários de trabalho, para as classes desfavorecidas, e, claro, rios de dinheiro para o mais nobre escalão político empresarial.


Não entendam com isso que eu seja contrário ao repasse dessa verba exclusivamente para os estados produtores e, consequentemente, para os municípios afetados por essa extração, apenas me permito o direito de raciocinar matematicamente e evitar que a ganância esteja acima do meu saber.

Vale lembrar também que presenciei uma época em que não tínhamos essa beneficie e éramos igualmente felizes, se não mais.

O fato é que os Royalties existem em diversas esferas produtivas exploradas atualmente no país, como o minério, por exemplo, e não requer de nenhuma pessoa que ela seja um mestre em matemática ou raciocínio lógico para compreender que se os estados produtores fizessem o jogo forçado e imoral dos demais estados não produtores, que exigem as suas respectivas parcelas dessa exploração, todos compreenderiam com mais facilidade que se somadas TODAS as parcelas pagas por Royalties no Brasil fosse somada e igualmente distribuída entre TODOS os 27 estados e o distrito federal, poderíamos sair muito mais bem sucedido nessa empreitada.

É óbvio que isso requer tempo e processos complexos, o que eu considero ser a raiz do problema, pois os eventos mundiais prestes a serem realizados no país não podem esperar, como se isso fosse uma obrigação única e exclusiva dos estados que constam como sede dos principais eventos.

As preocupações dos políticos que defendem arduamente os Royalties estão sendo forjadas com a falsa moralidade de que sem esse repasse os eventos serão prejudicados e eu falo com total convicção que não. O que eles querem, volto a afirmar, é não perder o alto poder de barganha política com o uso indevido desse dinheiro, visto pela sociedade cada vez mais como sujo, o que eu lamento, pois essa verba é digna e pra lá de merecida, mas o seu uso indevido, que não é segredo para nenhum ser, é um tema de suma importância para ser discutido pela sociedade, que finge não perceber.

Como prova disso podemos fazer referências às falsas paralizações em prol dessa verba que, no Rio de Janeiro, por exemplo, um estado com mais de 18 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE, não se conseguiu reunir mais do que 300 mil pessoas em uma dessas paralizações, lembrando que a maioria dos que se fizeram presente eram indivíduos com contratados temporários nas mais diversas prefeituras do estado, e que tiveram seus translado custeados com o dinheiro público.

Espero que um dia a sociedade compreenda que abrir mão de parte dessa verba não seja tão ruim quanto os falsos moralistas a fazem acreditar, mas desde que passamos a receber a parcela que, em tese, não nos pertence.

Portanto, pensem, reflitam, discutam, mas, acima de tudo, lutem e façam por merecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.